sábado, 16 de maio de 2009

Obrigado Ir. ALBINO!

Caro amigo, Cícero,

Obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência de vida, dizendo: "tenho séria decisão a tomar ser irmão ou padre." Tentando ajudar você, vou relatar algo nesse sentido: padre ou irmão. Apesar de eu considerar, que o ser padre é muito mais importante do que todos os presidentes do mundo, eu não sou padre porque não quis. Explicarei ainda. Mas há um santo, não sei o nome, que teria dito:"se eu, indo por uma estrada, e encontrasse um padre e um anjo, primeiro ia cumprimentar o padre e o anjo por segundo. Pois o padre tem o poder que o anjo não tem:fazer Jesus descer do céu à terra, na consagração da missa." Eu sempre tenho dito, em certas ocasiões de reflexão: O padre tem o poder de ligar a terra ao céu, de ligar a criatura ao seu Criador, através dos Sacramentos, principalmente, o da penitência, certo?
Por que eu não sou padre? Lá em S. Paulo, quatro bispos me ofereceram para ficar padre, dizendo-me:' Você não quer ficar padre? Se quiser, você faz um curso de teologia, na minha diocese e depois ordeno você". Para os quatro agradeci a confiança e disse-lhe:Muito obrigado, mas sou muito realizado como irmão. Se um dia resolver mudar, procurarei o senhor. Por que lhes dei essa resposta? Lá na Província de S. Paulo, nos anos 60 - 70, seis irmãos resolveram ficar padres e dois ficaram diáconos permanentes. Dos padres, dois saíram da CSSR e um já morreu. Dos três que restam, só um demonstra estar realizado. Explicando: ele foi o único que pegou os estudos todos lá do começo. até ao final. Aquele que já morreu e havia sido irmão por 40 anos, me disse duas vezes: "Albino, se eu soubesse o que sei agora, nunca pensava em sair de irmão. Aparece cada coisa na confissão, que fico sem saber de agi certo ou errado. Tem noites que nem durmo." Isso, porque ele foi ordenado um ano antes de terminar a teologia e cada fim de semana, ia confessar no santuário. E ainda acrescentou: "no final dos estudos, vou pedir para ir lá para Goiás, no meio do mato, acho que e diferente." E assim, foi para Rubiataba, morreu por lá mesmo, aos 92 anos de idade. Goiás era Vice de S.Paulo, ficou Província em 1994. Sabendo disso, eu pensava: prefiro ser um irmão realizado a um padre frustrado. Claro, isso não por ser padre, mas sim, por não ter a preparação necessária. Lógico, no seu caso, você fará todos os estudos de filosofia e teologia, não vale para você.
Caro amigo Cícero, eu tenho algum material vocacional, que talvez possa ajudar você a discernir. Se tiver o seu endereço, poderei mandar pelo correio, tá? Aquele abraço e rezarei por você para acertar no seu caminhar.

Ir. Albino-C.Ss.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário